Bovespa fecha em alta com exterior positivo

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta quarta-feira (11), em meio a um cenário relativamente positivo no exterior, e repercutindo também dados internos do varejo melhores do que o esperado.

Na véspera, o índice fechou em queda de 0,14%, a 103.031 pontos, interrompendo uma sequência de 4 altas seguidas, pressionado pela queda das ações de varejistas após a chegada do Amazon Prime ao Brasil.

Os mercados internacionais aguardam a reunião do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira e do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) na semana que vem. Em ambos os casos, a expectativa é por cortes nas taxas de juros.

Além disso, a sinalização de avanços nas conversas entre China e Estados Unidos deixou o clima mais ameno no exterior.

No Brasil, o movimento positivo do mercado acionário foi ajudado pela surpresa positiva do desempenho do varejo. "Existe um movimento generalizado de melhora do humor local, impulsionado, em parte, pelo varejo. O resultado bem acima da expectativa é significativo e passa a impressão que, apesar dos tropeços, a coisa está andando", disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, ao Valor Online. "E parece ser uma história de Brasil, já que estamos voando sozinhos hoje."

As vendas do comércio varejista ganharam ritmo em julho e cresceram 1%, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com julho do ano passado, a alta foi de 4,3%. Trata-se da terceira alta seguida, do melhor resultado mensal desde novembro do ano passado (3,2%) e do melhor julho desde 2013.

Fonte: G1 (Adaptado)