Abecs eleva projeção de crescimento do setor de cartões para entre 17,5% e 19,5% em 2019

A associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamentos, Abecs, elevou a projeção de crescimento do setor de cartões para entre 17,5% e 19,5% em 2019, totalizando cerca de R$ 1,84 trilhão em transações. Antes, a entidade esperava avanço de 15% a 17% no ano.

A revisão foi feita por conta do resultado do setor no primeiro semestre. No período, os cartões movimentaram R$ 850 bilhões, alta de 18% sobre igual intervalo do ano passado.

Possível imposto nos moldes da CPMF pode impactar setor de cartões, diz presidente da Abecs

Só no segundo trimestre, o crescimento foi de 19%, o maior ritmo em sete anos. O uso do cartão de crédito aumentou 19,7% no período.

Segundo a Abecs, o bom desempenho se deu graças à redução dos custos para os lojistas aceitarem cartões, resultado da forte competição entre as empresas de maquininha, as adquirentes.

"A queda nos preços de aluguel e compra de máquina de cartão, a isenção de taxas e a redução de prazo de pagamento contribuíram para aumentar a presença dos meios digitais entre comerciantes e prestadores de serviços", diz a associação em nota.

No segundo trimestre, a tarifa média cobrada nas transações com cartões caiu de 2,12% para 1,91%, uma redução de 10% – a maior em dez anos.

Fonte: G1

Publicidade