Governo anunciará mudanças no sistema de recuperação e falência de empresas, diz secretário

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (12) que o governo vai anunciar “em breve” uma mudança estrutural em todo o sistema de recuperação e falência.

Estamos em diálogo com o Congresso Nacional e muito em breve anunciaremos uma mudança estrutural em todo o sistema recuperacional e falimentar do país”, disse Rodrigues.

Sem dar detalhes de quais mudanças seriam feitas, o secretário afirmou que o Brasil tem um baixo índice de recuperação judicial, extrajudicial e de falências.

Nossa performance é muito ruim em recuperação judicial e falências. Recuperamos muito menos que a média da América Latina”, completou.

Segundo ele, enquanto a média da América Latina é de recuperação de 45 centavos de cada unidade monetária em recuperação judicial ou extrajudicial, o Brasil recupera de 23 a 24 centavos.

Rodrigues afirmou que o total de empresas que está hoje em recuperação judicial representa um crédito de R$ 283 bilhões.

De acordo com dados divulgados pelo secretário, em 2016 o número de pedidos de recuperação judicial foi 7 vezes maior do que em períodos normais e mais de três vezes maior do que o registrado após a crise econômica mundial de 2008.

Fonte: G1 | DF | Laís Lis

Publicidade