Índice de confiança do empresário tem 4ª queda seguida em maio, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,9 ponto em maio, para 56,5 pontos, informou nesta segunda-feira (20) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade realizou pesquisa com 2.404 empresas do país, entre 2 e 13 de maio. De acordo com a CNI, esse foi o quarto mês seguido de queda no índice de confiança do empresário, que acumula tombo de 8,2 pontos no período.

"Apesar dessa sequência de quedas, a confiança do empresário ainda pode ser considerada elevada", afirmou a entidade. Pela metodologia do indicador, os empresários estão "confiantes" quando o ICEI fica acima de 50 pontos.

De acordo com o economista da CNI, Marcelo Azevedo, o indicador costuma aumentar na passagem de dezembro para janeiro e, com mais intensidade, em períodos de mudança de governo.

"Agora passamos por um momento de reavaliação, já que os empresários estão percebendo mais dificuldades nesse início de ano em relação à avaliação feita no fim de ano", afirmou ele.

O analista disse que uma queda na incerteza melhoraria o índice. "O andamento da reforma da Previdência seria muito importante para uma recuperação da confiança e poderia sinalizar o andamento de outras reformas também importantes, como a tributária, que teria efeitos mais imediatos na economia", concluiu.

Fonte: G1 | DF