Publicidade

Renda de 38% dos consumidores não é suficiente para cobrir despesas

Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 38% dos entrevistados estão com as contas no vermelho. Isso significa que a renda deles não é suficiente para pagar todas as despesas.

O levantamento foi realizado em fevereiro em 12 capitais brasileiras e ouviu 800 consumidores com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte dos consumidores ouvidos, 40%, informaram estar no "zero a zero", ou seja, sem sobra e nem falta de dinheiro. Outros 18% disseram que estão com sobra de recursos para consumir ou fazer investimentos. Os 4% restantes não souberam ou preferiram não responder.

De acordo com as entidades, quase a metade (49%) dos consumidores entrevistados em fevereiro manifestou a intenção de reduzir gastos. Apenas 8% informou que planeja aumentar as despesas. Para 40%, os gastos devem se manter estáveis.

A SPC Brasil firmou nesta terça-feira (6) com o Banco Central um acordo de cooperação com o objetivo de promover ações coordenadas, palestras e cursos nas áreas de cidadania financeira, de proteção aos usuários de produtos e serviços financeiros e de inclusão financeira.

Fonte: G1 | DF

Publicidade