Publicidade

Recuperação econômica começa com criação de emprego informal, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta terça-feira (31) que é normal que a recuperação econômica se dê, em um primeiro momento, por meio da criação de vagas de trabalho informais, por meio de pessoas que trabalham por conta própria ou então de postos sem carteira assinada.

"Foi colocado aqui que a taxa de desemprego está caindo por conta do emprego por conta própria ou sem carteira. Isso é verdade, mas na recuperação se dá assim. Quando se sai da recessão, começa a gerar emprego assim", afirmou o Goldfajn durante audiência na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Ele afirmou, no entanto, que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram recuperação do emprego formal também. Até setembro, o Brasil criou 208.874 postos com carteira assinada, segundo o Caged.

Apenas em setembro, foram criadas 34.392 vagas de trabalho formal, resultado de 1.148.307 contratações e 1.113.915 demissões de trabalhadores com carteira assinada. Foi o sexto mês seguido com mais criação do que fechamento de postos de trabalho com carteira assinada no país.

Fonte: G1 | DF | Laís Lis

Publicidade