Publicidade

Por que um picolé custa mais caro nos dias de verão?

Por que os preços oscilam? Como os mercados conseguem se regular? Durante séculos, economistas debateram entre si e buscaram a compreensão das dinâmicas de mercado e sobre como os preços são determinados. Falecido em fevereiro de 2017 aos 95 anos, o economista Kenneth Arrrow conseguiu trazer uma resposta para o problema.

A Teoria do Equilíbrio Geral, trabalho que lhe deu o prêmio Nobel de Economia de 1972, aos 51 anos de idade – o mais jovem a ganhar o prêmio –, estabelece que elementos distantes de uma economia influenciam um ao outro, mesmo afastados, e que, em tal cenário, os preços tendem a se ajustar para que o equilíbrio geral ocorra. O trabalho, feito em conjunto com Gerard Debreu (ganhador do prêmio Nobel de 1983), resultou na formulação de sua teoria, na qual os dois aperfeiçoaram o modelo de equilíbrio geral proposto anteriormente por Léon Walras.

A teoria walrasiana cometia o equívoco de supor que os preços relativos das mercadorias deveriam ser os mesmos nos diversos períodos. Na prática, não é assim. Veja o caso do sorvete: sabe-se que seu preço oscila. Nos dias mais quentes, um picolé custa mais caro do que nos dias frios. Walras desconsiderava tais variações, de modo que o preço do sorvete seria o mesmo, tanto no calor, quanto no frio.

Debreu e Arrow provaram em trabalhos complementares que os preços dos produtos variam de acordo com a situação em que estão dispostos, como mostra Debreu em seu livro “Teoria do Valor”. Arrow, diferente de Debreu, procurou expandir a teoria para o mundo das finanças e foi muito bem-sucedido revolucionando, também, essa área.

Na área de finanças, o equilíbrio de Arrow funciona como uma espécie de seguro para certos produtos (Arrow-Debreu Security), e exerce importante papel para o mercado de derivativos. Neste mercado, o seguro funciona como uma opção de compra ou venda caso uma dada condição ocorra.

Para exemplificar, imagine a compra de 1.000 sacas de soja por R$50. Junto com a operação, o comprador faz um seguro por um dado valor. Nele, tem-se uma opção de venda por R$48 caso o governo chinês imponha barreiras de importação de soja brasileira – o país é o maior importador de soja do Brasil. Caso tal cenário se torne realidade, o segurado poderá exercer seu poder de venda, de modo a não amargar grandes perdas com a medida chinesa.

A contribuição da Teoria do Equilíbrio de Arrow tanto na ciência econômica, como no mundo das finanças, mostra-se de grande importância. A noção da variação de preços em certos cenários permitiu um grande avanço na compreensão das dinâmicas de mercado, de modo a ter permitido o grande crescimento da indústria de derivativos.

Fonte: G1 | Samy Dana | Artur Montenegro

Publicidade