Black Friday corre o risco de mudar de data em 2018

Se as previsões se confirmarem, a Black Friday de 2018 não deve ocorrer em novembro. Segundo apurou a reportagem do E-Commerce Brasil, lojistas, principalmente do varejo físico, pretendem antecipar a data para setembro, mais precisamente na segunda quinzena.

A mudança, que só aconteceria no próximo ano, viria para diminuir o impacto de vendas e margem de lucro da Black Friday sobre o Natal, uma reclamação recorrente entre varejistas. As discussões têm sido lideradas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Até agora, ocorreram três encontros que reuniram entre 50 e 60 representantes de empresas, incluindo e-commerce, segundo a Alshop. Apesar de não revelar, a reportagem apurou que B2W e Via Varejo estão entre as consultadas. Também foram chamadas para a discussão a câmara-e.net, Ebit e FecomercioSP.

Nas reuniões realizadas até agora, foram propostos os meses de setembro ou outubro para realocar a data. A maioria optou por setembro pois, tradicionalmente, ele é considerado um período morno no calendário do comércio. Uma aproximação com o Dia da Independência foi cogitada, mas a segunda quinzena ganhou a preferência dos lojistas.

Segundo Luís Augusto Ildefonso, diretor de Relações Institucionais da Alshop, cerca de 70% desses varejistas aceitaram a ideia de antecipar a segunda maior data do comércio. “Nos últimos dois anos, os lojistas sentiram na pele que a Black Friday teve um movimento forte de antecipação do Natal”, justificou Ildefonso.

Dessa forma, de acordo com o diretor, os varejistas – em especial os que atuam em shopping center – viram as vendas de Natal, quando costumam aumentar a margem dos produtos, diminuir consideravelmente. Com isso, sobrou o faturamento de novembro, com margens menores por conta dos descontos característicos da data.

Apesar do apoio à mudança, existem entraves à alteração. Neste momento, os setores de marketing das empresas ainda analisam a viabilidade de divulgação da nova data. Além disso, dentro do próprio grupo de discussão existem discordâncias em relação ao período em que a Black Friday seria alocada.

A única certeza, até agora, é de que a data de 2017 continuará a mesma, em novembro. No próximo ano, porém, existe uma possibilidade já aventada pelos lojistas de que ocorram duas Black Friday: uma em setembro, no novo dia escolhido, e outra em novembro, com empresas que não aderiram à nova data.

Fonte: E-commerce Brasil | Caio Colagrande (Adaptado)